segunda-feira, 8 de abril de 2013

OS ANJOS DA GUARDA


Os Anjos da Guarda são espíritos celestes cujos corpos e essências são formados por energias divinas superiores e que têm como função a proteção dos seres humanos e a sua orientação através da intuição sempre guiando-nos em nossos caminhos evolutivos. Desde muito antes da vinda de Jesus Cristo já havia descrições da aparição de anjos, até mesmo em relatos de religiões mais antigas.

Para a Igreja Católica, os Anjos são mensageiros de Deus e os Anjos da Guarda em especial são espíritos a quem Deus confiou a guarda e proteção dos nossos corpos e dos nossos espíritos determinando para cada um de nós um anjo guardião desde a hora do nosso nascimento até a hora da nossa morte. Ainda segundo a crença católica, eles nos protegem e assistem atuando tanto no plano espiritual quanto no plano físico, nos momentos de perigo os anjos nos intuem, nos incitam à oração e apresentam a Deus os nossos pedidos de auxílio e de socorro intercedendo por nós. Há inúmeras evidências de sua existência e de suas atuações nos textos Bíblicos. A Igreja Católica comemora, no dia 02 de Outubro, a festa dos Santos Anjos da Guarda.

Em “O livro dos espíritos”, de Allan Kardec, os Anjos da Guarda são descritos como espíritos protetores que nos acompanham e nos auxiliam em diversas encarnações e mesmo quando estamos no mundo espiritual, exercendo uma participação direta na evolução de cada um de nós. Segundo Allan Kardec, os Anjos da Guarda dificilmente se manifestam por meio da mediunidade de seus protegidos, estes guardiões estão sempre em atividade para nos dar forças nos momentos difíceis mas não atuam diretamente através de nossos dons mediúnicos de incorporação, psicofonia, psicografia, entre outros. Sua função seria restrita à nossa proteção, orientação e amparo espiritual.

O fato é que os Anjos apareceram nos momentos marcantes da vida de Jesus: nascimento, pregações, martírio e “ressurreição”. Depois da ascensão, Jesus foi colocado junto ao Anjo Metatron. Alguns estudos aceitam a possibilidade dos três Reis Magos serem Anjos materializados. Melchior (Rei da Luz), Baltazar (Rei do Ouro, guardião do tesouro, do incenso e da paz profunda) e Gaspar (o etíope, que entregou a mirra contra a corrupção). Diz-se que na presença de Deus há 7 anjos principais que atuam segundo os desígnios divinos fazendo cumprir as determinações do Alto. Eles são chamados de Arcanjos e cada um deles tem funções específicas além de serem mensageiros do nosso Divino Criador. Os 3 mais conhecidos são:

O Arcanjo Miguel, que possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Ele é considerado o Príncipe das Milícias Celestes, liderando as falanges divinas no eterno combate entre o bem e mal. Foi ele quem lutou contra o “dragão” e o exilou do Céu juntamente com todo o seu exército maligno. Ele é o Chefe dos Exércitos Celestes e é considerado o patrono e o protetor de muitas religiões hoje existentes.

O Arcanjo Gabriel, cujo nome significa “Confidente de Deus”, é chamado o anjo da Redenção, porque sua missão se relacionou com a vinda de Jesus. Foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, veio à presença de Maria e anunciou a vinda de Cristo. Ele é um modelo de veneração e amor a Maria Santíssima (Nossa Senhora) pois foi ele quem pronunciou a primeira “Ave Maria”.
O Arcanjo Rafael, cujo nome significa "Deus te cura", tem como sua principal característica ajudar na cura dos doentes. Ele é o guardião da saúde. Age principalmente nas instituições sociais, nos hospitais e até mesmo em casas que estejam precisando de seu auxílio. Ele não só exerce influência na saúde física dos seres humanos, como também age sobre a saúde espiritual, ou seja, está sempre procurando nos confortar nas horas de desespero e nos acalmar durante os sofrimentos interiores. Além disso, também é o responsável e guardião dos talentos criativos.

Dentro da religião Umbanda, o Anjo da Guarda também é considerado como um espírito divino e de essência superior, constituído de energia sutil e poderosa, que atua como nosso protetor. Ele é considerado um espírito puro, iluminado, de grau mais elevado e de dimensão superior à dimensão humana. O Anjo da Guarda na Umbanda não é tido como Orixá ou Guia de trabalho, ou seja, ele não é incorporado para passes a consulentes ou outros trabalhos mediúnicos, apenas atua como protetor, amparador e sustentador do médium.

Os médiuns umbandistas têm grande respeito pelos seus Anjos da Guarda e procuram sempre auxiliá-los em suas funções através de “firmezas”, que nada mais são do que orações acompanhadas por uma vela branca e um copo com água. A vela é utilizada para pedir à Deus que fortaleça e ilumine seu anjo guardião no cumprimento de sua missão e o copo com água atua como elemento de purificação através do qual as energias negativas podem ser recolhidas e devolvidas à natureza para serem purificadas. Normalmente, essas orações são realizadas antes dos trabalhos espirituais de caridade a fim de fortalecer seu anjo da guarda ao mesmo tempo em que purifica seus corpos espirituais para receber os seus Orixás e Guias de trabalho durante os atendimentos aos irmãos necessitados.

Nos trabalhos mediúnicos, o Anjo da Guarda é quem protege o médium no instante da incorporação ou desincorporação, pois nesses momentos há uma abertura maior nos canais mediúnicos e chakras onde ocorrem as ligações e um deslocamento do corpo astral do médium dando passagem aos trabalhadores espirituais que vem realizar a sua caridade. É um processo extremamente rápido e delicado e exige uma atenção e proteção muito firmes por parte do anjo guardião, pois por qualquer descuido pode haver a intromissão de espíritos desequilibrados e negativados passando à frente na incorporação.

O Anjo da Guarda fica o tempo todo ao lado do médium, mesmo quando ele está incorporado por seus Orixás e Guias de Trabalho pessoais. Nesses momentos, quando o Guia vai desacoplar-se do médium, o anjo da guarda se aproxima ainda mais do seu protegido cuidando para que não se desequilibre, para que não sofra ação de espíritos negativados e para proteger e amparar o retorno de seu corpo astral ao seu corpo físico. Por este motivo, não devemos “segurar” incorporações, quando o Guia ou entidade quiser desacoplar (“subir”) temos que deixar que se vá, pois forçar para manter a incorporação causa desgaste ao nosso Anjo Guardião e abre acesso a espíritos desequilibrados.

Considerando as informações acima, podemos concluir como é importante a oração ao Anjo da Guarda, manter a mente e o coração puros e sem maldades, manter a vibração equilibrada. Quando estamos com a mente repleta de pensamentos negativos, o coração cheio de raiva e de mágoas, baixamos nossa vibração e nos distanciamos do nosso Anjo da Guarda. Precisamos entender o plano espiritual como faixas vibratórias equivalentes a um prédio com vários andares e que nosso anjo da guarda desce alguns andares para estar ao nosso lado mas não consegue passar do térreo; ao passo que nós descemos até o subsolo quando tornamos nossas energias mais densas e negativas. Nesses casos, há um distanciamento que se faz pelas próprias leis espirituais e divinas que ele não pode transpor, e nos tornamos vulneráveis às influências e atuações de espíritos desequilibrados.

Nosso Anjo da Guarda é um ser luz enviado por Deus para nos amparar e nos guiar, devemos ser dignos de sua presença e de seu auxílio. Devemos sempre respeitá-lo, ter confiança em sua presença e em seu amparo, ter devoção, amor e gratidão por sua misericórdia e inteira dedicação a nós. Pois nosso Anjo da Guarda se posiciona à nossa frente sempre que algum perigo nos espreita mesmo que muitas vezes ele possa ser atingido e ferido por isto. Assim como ele nos auxilia a cumprirmos nossas missões pessoais, devemos fazer a nossa parte e retribuir ajudando-o a cumprir a sua missão conosco.


Nota: Este texto foi escrito por Senzala de Umbanda baseado em algumas informações e curiosidades oriundas de pesquisas realizadas em sites, revistas e no dia-a-dia das Casas e Tendas de Umbanda.


PEDIMOS QUE, AO COPIAR QUALQUER TEXTO DESTE BLOG PARA REPRODUZIR, TENHA A GENTILEZA DE DAR OS DEVIDOS CRÉDITOS AO BLOG NÃO ESQUECENDO DE CITAR A AUTORIA DE "SENZALA DE UMBANDA" NOS TEXTOS QUE ESTÃO ASSINADOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário